quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Processo de RH

A importância do processo de recrutamento e seleção

Para fazer diferença no mundo atual as empresas estão em busca de melhores resultados, produtos com maior qualidade e com alto valor agregado, inovação, qualidade no atendimento ao cliente, cumprimento dos prazos, melhores preços, entre outras variáveis.
Em virtude dessas variáveis listadas acima, o capital humano tem um papel fundamental dentro das organizações. As empresas estão cada vez mais investindo em pessoas, pois estão descobrindo que não são feitas somente de equipamentos. Com isto o ser humano está sendo cada vez mais valorizado, tendo reconhecimento também por seu potencial emocional e intelectual.
Tempos atrás apenas o conhecimento técnico era necessário para ser contratado. Hoje este paradigma vem mudando, pois a organização precisa mais do que um profissional qualificado tecnicamente, precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.
Para o preenchimento de vagas de emprego hoje, além da exigência de competência técnica dos candidatos, busca-se pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades da empresa. É imprescindível que cada candidato saiba trabalhar em grupo, tenha espírito de liderança, carisma, comunicabilidade e equilíbrio emocional para um bom desempenho profissional.
O recrutamento e a seleção têm influência direta nos resultados de uma empresa. As etapas desse processo contemplam o planejamento das necessidades de pessoal, recrutamento , seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores capacitados, colocando-os em locais produtivos e recompensando-os pelo desempenho.
Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através das pessoas, por isso a importância da condução do processo de seleção, que visa escolher a pessoa mais adequada aos requisitos da vaga. Sendo assim, torna-se essencial saber atrair e reter as pessoas que tenham condições para satisfazer as demandas organizacionais. Um processo seletivo planejado evita desperdício de tempo, dinheiro e recursos.

Fonte: Universo Profissional / Autora: Soraya Romano de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário